Perguntas
- Em 1º Timóteo é dito que Jesus é nosso único mediador, mas oramos a Maria e aos Santos. Isso vai contra a bíblia?
1 Timóteo 2 : 5 diz o seguinte: ” Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus … ” Muitos pensam que a prática de rezar aos santos vai contra a Bíblia , afirmando que os católicos estão tornando-os mediadores entre Deus e os homens e, assim, diminuindo o papel de Jesus como o único mediador .Mas esta não é uma interpretação adequada da passagem. Vamos ver por que não … No A.T. vemos que Moisés, Abraão e Jó intercederam em favor dos outros … e estão mediando entre Deus e o homem . Sabemos que não há problema em pedir a outros aqui na terra para orar e interceder por nós … . que é mediar entre Deus e o homem. Portanto, temos aqui uma situação em que uma passagem da Bíblia está sendo mal interpretada e incompreendida.
Há apenas um mediador entre Deus e o homem ,Jesus Cristo, mas como membros do Corpo de Cristo, Ele nos permite compartilhar na Sua mediação.
Além disso , a Escritura nos diz que temos apenas uma fundação, Jesus Cristo (1 Cor 3,11) ; mas , a Escritura nos diz que há mais de um fundamento (Efésios 2 : 19-20). A Escritura nos diz que temos único Senhor , Jesus Cristo (Ef 4: 4-5 ); mas , a Escritura nos diz que há mais de um senhor (Ap 19,16) . A Escritura nos diz que temos apenas um Juiz, Jesus Cristo (Tiago 4:12) ; mas , a Escritura nos diz que há mais de um juiz (1 Cor 6: 2) .
Estas não são contradições nas Escrituras , e não quando estas passagens estão devidamente entendidas no contexto. Jesus é o único fundamento ; Jesus é o único Senhor ; e Jesus é o único juiz . Mas , somos membros do corpo de Jesus. Portanto , somos capazes , de acordo com as graças dadas por Cristo , de compartilhar o papel de Jesus como fundamento , como o senhor , e como juiz , e em outros aspectos de Cristo , também. Outro exemplo , partes de um pai no papel de Deus como Pai, por Sua graça. E , por isso também , nós e os santos no céu, e os anjos no céu , podem compartilhar o papel de Cristo como Mediador.
- Em Romanos 3, diz que ninguém é justo e todos pecaram, mas a Igreja Católica ensina que Maria não teve nenhum pecado. Como você explicaria isto?
Romanos 3, versículo 10 diz: “… como está escrito: ‘. Não há justo, nem sequer um” “No entanto, Tiago 5:16 diz que a oração de um justo pode muito. Se absolutamente ninguém é justos, então de quem é James falando? Lucas 1 diz que Isabel e Zacarias eram justos diante de Deus. Se absolutamente ninguém é justo, então, como pode isso? A Escritura estão contradizendo a si mesma? Não. Em vez disso, temos que ter certeza ao interpretar Romanos corretamente e significa perceber que a chave para a compreensão de Romanos 3:10 é a frase, “está escrito”. Aqui em Romanos, Paulo está citando o A.T., o Salmo 14 para ser exato. No Salmo 14 diz: ” Diz o insensato no seu coração: ‘Não há Deus. Eles são corruptos … não há ninguém que faça o bem.’ “Mas, então, o mesmo salmo passa a falar sobre o” justo bom”. Bem, se nenhum tiver feito, quem são estes justos que o salmo está falando? Obviamente, quando o salmista diz que ninguém tenha feito o bem, ele está falando sobre os tolos que dizem que Deus não existe. Ele não está falando sobre absolutamente todos. O mesmo vale para São Paulo quando ele cita a partir deste salmo. Paulo não está dizendo que absolutamente ninguém é justo; se ele era, então como nós teriamos dificuldade em explicar todas as passagens do Antigo e Novo Testamento que se referem aos justos. Em Romanos 3:11 diz que ninguém busque a Deus. Isso quer dizer que absolutamente ninguém está buscando a Deus? Não, interpretar dessa forma seria estranho.
Isto também é verdade para o versículo 23 , que diz que “todos pecaram . ” Os bebês não têm pecado . Esta não é uma verdade absoluta. Há exceções . É algo para se pensar . Assim , é perfeitamente legítimo dizer que estas passagens de Romanos , quando interpretadas no contexto, de modo algum terá conflito com o ensinamento da Igreja sobre Maria não ter pecado.
- Por que os católicos chamam a Maria Rainha do Céu ? Será que Deus não repreende os israelitas no A.T. por adorar uma falsa deusa chamada Rainha do Céu ? Não deveríamos referir-se a Maria com esse título , por isso, uma vez que é o título de uma falsa deusa ?
Em Jeremias 7:18 , Deus está realmente chateado com os israelitas por adorarem uma falsa deusa chamada a “rainha dos céus” . No entanto , só porque Deus os repreendeu por adorarem a falsa rainha do céu, não significa que não podemos homenagear à verdadeira Rainha do Céu … a mãe abençoada. Este jeito de pensar iria levá-lo a acreditar que só porque as pessoas adoram um falso deus que eles chamam de ” deus”, não devem chamar o verdadeiro Deus , por esse mesmo nome … Deus … porque esse é o mesmo título que os idólatras usam para seu deus . Isso é logico. Da mesma forma , o fato de que existe uma falsa ” rainha dos céus “, não leva à conclusão de que nós adoramos uma falsa deusa quando chamamos Maria, de ” Rainha dos Céus “. Assim como o fato de que existe um falso “deus”, não leva à conclusão de que nós adoramos um deus falso quando chamamos nosso Pai Celestial de Deus.
Há uma verdadeira Rainha do Céu , o que vemos claramente em Apocalipse 12 : 1: ” E um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas … “Então, nesta passagem , lemos que há uma mulher … ela está no céu … e ela tem uma coroa em sua cabeça . É a verdadeira Rainha do Céu, Maria, a mãe da criança do sexo masculino que nasceu para governar as nações .
Como católicos , nós não adoramos a Maria; nós a honramos , assim como Jesus honra ela. Portanto, não há absolutamente nada de errado , do ponto de vista bíblico , em chamar Maria de Rainha do Céu, e em honrá-la , assim como Jesus a honrou.
- A Bíblia diz claramente que Jesus tinha irmãos e irmãs , mas a Igreja Católica ensina que Maria era virgem perpétua … como você pode conciliar essas posições aparentemente diferentes ?
Em Marcos 6:3 diz, Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago e de José, de Judas e de Simão, e suas irmãs não estão aqui entre nós? Precisamos perceber algumas coisas aqui sobre esses ” . Irmãos e irmãs ” Em primeiro lugar, não havia nenhuma palavra para primo, ou para o sobrinho ou sobrinha, ou para a tia ou tio no antigo hebraico ou aramaico – as palavras que os judeus usavam em todos esses casos eram ” irmão “ou” irmã ” . Um exemplo disso pode ser visto em Gênesis 14:14 , onde Lot , que era sobrinho de Abraão , é chamado de seu irmão .Outro ponto a considerar: Se Jesus tivesse tido quaisquer irmãos , se Maria tivesse tido quaisquer outros filhos , é difícil de acreditar que a última coisa que Jesus fez na terra foi para ofender gravemente seus irmãos sobreviventes ? O que quero dizer com isto é que, em João 19: 26-27 , logo antes de Jesus morrer, ele diz que Jesus confiou os cuidados de sua mãe ao discípulo amado , João. Se Maria tivesse tido quaisquer outros filhos , teria sido um tapa na cara para eles que o Apóstolo João foi confiado para o cuidado de sua mãe. Além disso, nós vemos em Mateus 27: 55-56 que Tiago e José são mencionados em Marcos 6 como os “irmãos” de Jesus , na verdade, são filhos de outra Maria. E, uma outra passagem a considerar é Atos 1: 14-15 : ” [os apóstolos] com um acordo dedicaram-se à oração , com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele … a companhia de pessoas estava em tudo cerca de cento e vinte anos. ” Em companhia de 120 pessoas composta dos Apóstolos , Maria, as mulheres , e os ” irmãos ” de Jesus. Havia 11 apóstolos na época. A mãe de Jesus contam-se 12. As mulheres foram, provavelmente, as mesmas três mulheres mencionadas em Mateus 27 , mas vamos dizer que foi talvez uma dúzia ou duas, apenas por causa do argumento, assim conta até 30 ou 40 ou mais . Desta maneira deixa o número de irmãos de Jesus a cerca de 80 ou 90 ! é difícil argumentar que Maria tinha 80 ou 90 crianças .
Assim, a Escritura não contradiz a doutrina da Igreja Católica sobre os “irmãos” de Jesus , quando a Escritura é devidamente interpretada no contexto.
Saiba Mais
- Links Apologéticos
- Passagens Bíblicas
- Catecismo da Igreja Católica
- Patriarcas
- Sugestões de Livros
Maria , uma História da Doutrina e Devoção, VOL . I: A partir da Iniciação à véspera da Reforma
Por Hilda GraefMaria através dos séculos : o seu lugar na História da Cultura
Por Jaroslav PelikanJaroslav Pelikan , historiador de renomeado mundialmente e autor do best-seller de “Jesus Através dos Séculos” e muitos outros livros , examina toda a história e cultura cristã para criar o retrato mais completo da Virgem Maria já escrito. Pelikan avalia as formas protestantes , católicas , judeus e muçulmanos , artistas , músicos e escritores, homens e mulheres em todos os lugares foram representados , venerados , e foram inspiradas por Maria , um símbolo de esperança e consolo para todas as gerações.
Amigo de Deus é amigo Meu Também
Por Patrick MadridA melhor explicação sobre doutrina da comunhão católica dos santos escritos para um público popular. Patrick Madrid explica em um fácil estilo claro de seguir por que os católicos rezam e honram Maria e os santos . Usando a Bíblia e o testemunho dos primeiros Padres da Igreja , ele fornece uma visão geral dos fundamentos bíblicos e históricos desta doutrina católica muitas vezes incompreendida. Ele também percorre os argumentos anti-católicos padrão contra orar a Maria e aos santos e demonstra a partir da Bíblia por que esses argumentos são, eles próprios não-bíblicos.
Salve Rainha: A Mãe de Deus na Palavra de Deus
Por Scott HahnUma nova perspectiva fresca e esclarecedora sobre Maria, Mãe de Deus, e sua importância central na fé cristã , do autor do altamente bem sucedido Ceia do Cordeiro. Na Ceia do Cordeiro, estudioso católico e apologista Scott Hahn explorou a relação entre o Livro da Revelação e da missa católica romana, habilmente esclarece o mais sutil dos pontos teológicos com analogias e anedotas da vida cotidiana. Em Salve Rainha , ele emprega o mesmo acessível estilo divertido para demonstrar o papel fundamental de Maria na mensagem redentora de cristianismo. A maioria dos cristãos sabem que a vida de Jesus é prenunciada em todo o Antigo Testamento. Através de uma análise atenta da Bíblia , bem como o trabalho de estudiosos e clérigos católicos e protestantes , Hahn traz à luz os pequenos mas significativos detalhes mostrando que, assim como Jesus é o ” novo Adão “, assim Maria é a ” Nova Eva . ” Ele revela o mistério mariano no coração do Livro de Apocalipse e revela como é predito nas primeiras páginas do Livro do Gênesis e na história da monarquia do rei David , que fala de um lugar privilegiado para a mãe do rei . Com base nestes fundamentos bíblicos e históricos , Hahn apresenta um novo olhar sobre as doutrinas marianas : Sua Imaculada Conceição , Perpétua Virgindade , Assunção, e coroação .Como ele orienta os leitores modernos através de passagens cheias de mistérios e poesia, Hahn ajuda a redescobrir a antiga arte e ciência da leitura das Escrituras e ganhar uma compreensão mais profunda de sua veracidade e relevância para a fé e a prática da religião no mundo contemporâneo.
Mãe Rainha: A Teologia Bíblica da Realeza de Maria
Por Edward Sri, Scott HahnUma apresentação convincente em profundidade do gebirah , ou ” Grande Dama “, tradição na história da salvação e sua profunda conexão com a doutrina da realeza de Maria. Edward Sri elucida os enfoques comuns tomadas para o papel de Maria como Rainha e demonstra como o posto de Rainha- mãe no reino davídico pode lançar luz sobre a apresentação de Maria como Rainha celestial no Novo Testamento e na Igreja Uma leitura desafiadora que vai dar muitos frutos para aqueles que procuram crescer no conhecimento das Escrituras. O Projeto Espírito tem como objetivo fazer estudos sobre temas importantes na Sagrada Escritura amplamente disponíveis para os alunos , clérigos e leigos. O Projeto é patrocinado pela Centro de Teologia Bíblica São Paulo, o qual Scott Hahn é fundador e presidente.
Theotokos- Mulher , Mãe, Discípula : uma catequese sobre Maria, Mãe de Deus
Por Papa João Paulo II, João P. BealO Primeiro Amor do Mundo
Por Fulton J. SheenFulton J. Sheen narra a história de Maria e examina crenças marianas que vão desde a Imaculada Conceição até o milagre de Fátima , desde o anúncio do anjo para Maria que era para ela ser a mãe de Jesus até o tempo de sua assunção ao céu.
O Novo Rosário na Escritura: introspecções Biblicas para Rezar os 20 Mistérios
Por Edward P. SriEssa popular introdução para rezar o Rosário atrai leitores a se aproximarem a Jesus e Maria colocando os mistérios-incluindo os novos “Mistérios da Luz” em um contexto da Escritura. O livro explica profundas reflexões do Papa João Paulo II-sobre o significado do Rosário, endereços de perguntas mais frequentes sobre Maria e o Rosário, apresenta seus ensinamentos práticos sobre como rezá-la , e fornece a base bíblica para todos os vinte mistérios. Ele também inclui um rosário escritural que oferece dez textos bíblicos adequados para a meditação em cada mistério. An appendix offers the complete text of Pope John Paul IIÂ’s Apostolic Letter, Rosarium Virginis Mariae.
O Rosário:Uma Jornada ao amado
Por Gary JansenO Rosário é uma cartilha prática e reverencial belamente ilustrada para uma oração que tocou milhões de vidas durante séculos..Na introdução, o autor Gary Jansen recorre a universalidade de uma das orações cristãs originais ” , Embora tradicionalmente seja considerado um ato da devoção Católica, o rosário com seu foco principal na vida, morte e ressurreição de Cristo Jesus , é finalmente uma . . . oração universal – um que pode atrair cristãos de todas as denominações “. Escrito tanto para católicos quanto para cristãos protestantes , explicações francas sobre por que e como rezar o rosário junto com instruções úteis sobre como tirar o máximo proveito do exercício meditativo e espiritual de repetir orações estão na primeira das duas seções. Orações , incluindo uma viagem visual e espiritual que ilumina os ensinamentos do Novo Testamento estão inclusos na segunda seção .
365 Santos: Seu Guia Diário para a Sabedoria e a Maravilha de suas Vidas
Por Woodeene Koenig-BrickerRevelando como os santos realmente viveram , um guia diário que oferece um santo para cada dia , detalhando as suas esperanças , alegrias , medos e tristezas, peculiaridades e ditos pouco conhecidos , assim como um ano completo de meditações e sugestões práticas .
As Vozes dos Santos:Um Jornada de 365 dias com nossos Companheiros Espurituais
Por Bert GhezziOs católicos de todo o mundo contam com os santos católicos para ter orientação e inspiração. . . por isso é importante que os santos e suas histórias sejam fácil de encontrar .Vozes dos Santos por Bert Ghezzi fornece leitores com muitas maneiras convenientes para saber sobre 365 santos Católicos: cronologicamente , alfabeticamente, por dia de festa, até mesmo por tema. O patrocínio do santo também é listado quando disponível , como a data da beatificação ou canonização. A voz de cada santo católico aparece claramente em citações extraídas de suas próprias escrituras , a lembrança de testemunhas , e o cuidadoso trabalho dos biógrafos . A oração ou versículo da Escritura conclui cada início.
Cristandade Católica : Um Catecismo completo das crenças Católicas com base no Catecismo da Igreja Católica
Por Peter KreeftPela primeira vez em 400 anos, a Igreja Católica autorizou um catecismo oficial universal, que instantaneamente se tornou um best-seller internacional, o Catecismo da Igreja Católica. Usando este Catecismo oficial , o autor renomado e professor Peter Kreeft apresenta um resumo completo de todas as principais crenças do catolicismo escritas em seu estilo legível e conciso. Desde que o Catecismo da Igreja Católica foi escrito com o propósito expresso de fundamento e catecismos de fomento com base nele para as necessidades locais e os leitores comuns, Kreeft faz exatamente isso , oferecendo um resumo da doutrina católica , moralidade e adoração em um formato popular com linguagem menos técnica. Ele apresenta uma síntese sistemática , orgânica dos ensinamentos católicos essenciais e fundamentais, à luz do Concílio Vaticano II e do conjunto da Tradição da Igreja. Este livro é o resumo catequético mais completo e popular da crença católica que se baseia no Catecismo universal.
Livro de Bolso de Apologéticas: Respostas fundamentadas em Questões de Fé
Por Peter Kreeft, Ronald TracelliIncrédulos e céticos continuam a atacar as verdades do Cristianismo. Livro de Bolso de Apologéticas è o único livro que Categoriza e coloca em um sumário de todos os argumentos principais que apoiam as principais crenças Cristãs. Também incluso um tratamento amigável católico aos protestantes sobre questões católicas. As respostas Católicas as perguntas Protestantes mostra como o Catolicismo é cheio de fé Cristã.Livro de bolso sobre Apologéticas é cheio de Sabedoria e inteligência, clareza e discernimento dos filósofos Peter Kreeft e Ronald Tacelli. Este é um guia informativo e valiospara qualquer um que esteja procurando por respostas sobre a fé e razões. Se você está fazendo as perguntas a si mesmo ou quer responder a outros que estão perguntando , aqui é o recurso que você estava precisando. Os tópicos inclusos: a fé e a razão , a existência de Deus , Deus da natureza, criação e evolução , providência e livre vontade, milagres , problema do mal, confiabilidade histórica da Bíblia , divindade de Chisto, a ressurreição de Cristo , a vida após a morte , a salvação , a Eucaristia , hierarquia católica e muito mais.
Paulo: Batalhar pela Fé
Dirigido por Stephen RayZeloso para o Deus de Israel , Saulo de Tarso proseguiu ameaças de morte contra os discípulos de Jesus. Mas Saulo foi virado de cabeça para baixo quando foi derrubado do cavalo humildemente pela mão de Deus. Junte-se à aventura nesta edição da série de pegadas de Deus como Stephen Ray, autor best-seller e professor de Bíblia popular, leva você na estrada com São Paulo através de Israel , Síria, Turquia , Grécia e Itália . Cair de um cavalo no deserto e balançar sobre a parede de Damasco em uma cesta. Apegue-se a madeira flutuante no mar e caminhe ao longo de antigas estradas romanas. Você vai entender melhor a vida , os ministério e sofrimentos do Apóstolo Paulo.
Maria: Mãe de Deus
Dirigido por Stephen RayEste segundo filme da série As pegadas de Deus segue Maria em sua jornada extraordinária na Turquia , Israel e Grécia com o autor católico popular e palestrante Stephen Ray como guia. Terra-a-terra ensinando sobre temas como Maria a Imaculada Conceição, Assunção ao Céu, e seu papel de intercessora, e mais, são oferecidos em um estilo energizado, de alto impacto que combina com os melhores elementos de um documentário de viagens , biografia , estudo bíblico , campo de apologética, e revisão história da igreja.
- Artigos
“Qualquer amigo de Deus é meu amigo também” por Patrick Madrid
“Todas as mães são semelhantes —protetora ”por Arcebispo Fulton J. Sheen
“Maria, Mãe Santa” por Scott Hahn
“Você é Minha Mãe?” por Leon Suprenant
“A mãe do filho:O Caso da Devoção Mariana” por Mark Shea
“Sabendo de Maria atrvés da Bíblia”
“Porque Católicos Acreditam na Imaculada Conceição”
Santos nos Preservam
Sobre Maria
Santos e Biografias
Os Santos
Madre Teresa
Sobre os Santos
Sobre o Rosário
A Ave Maria
Orações marianas