O que é o sacramento da confissão

O Sacramento da Reconciliação é um dos aspectos mais belos e únicos do Catolicismo. Jesus Cristo, no seu amor e misericórdia abundantes, oficializou o Sacramento da Reconciliação, para que nós como pecadores possamos obter perdão pelos nossos pecados e reconciliar-se com Deus e a Igreja. O sacramento “nos purifica,” e renova-nos em Cristo.

“Jesus disse a eles de novo, ‘A paz esteja convosco. Como o Pai me mandou, assim também eu vos envio.’ E quando ele disse isso, ele assoprou neles, e disse a eles, ‘Recebam o Espírito Santo. Se você perdoar o pecado dos outros, eles estão perdoados; Se você reter o pecado dos outros, eles estão retidos’” (João 20:21-23).

Perguntas

Porque eu deveria ir na Confissão?

Se você não tem ido na Confissão recentemente, a Igreja Católica quer recebê-lo de volta, e convidá-lo para participar neste belo sacramento de cura. Dê um passo na fé. Você ficará surpreso sobre o quanto livre você se sente depois de participar do sacramento da Reconciliação. Muitos Católicos descrevem incríveis sensações de paz,alegria , alívio e amor que eles nunca esperaram. Jesus está chamando você para experimentar a misericórdia dele neste caminho também.
Quais são alguns benefícios em ir a Confissão?

1. Confissão ajuda-nos conhecer melhor a si mesmo.

Santo Agostinho, outros santos e doutores da Igreja falam sobre a importância em saber a nós mesmo muito bem. Através de vir a nos conhecer melhor, nós percebemos o quão falhos somos e quanto precisamos de ajuda e graça de Deus para levar a vida . A confissão freqüente ajuda a lembrar-nos a confiar em Deus para ajudar a livrar-nos de nossos pecados.

2. Confissão nos ajuda a superar o vício.

A graça que recebemos do Sacramento da Confissão ajuda-nos a combater nossas culpas e falhas e a quebrar nossos hábitos de vício muito mais facilmente e expediente do que de outro modo poderia fazer sem a graça sacramental.

3. Confissão nos traz paz.

Culpa vindas do pecado que cometemos pode nos fazer sentir-se todo bagunçado por dentro e causa em nós a perda da alegria e da paz. Quando ouvimos as palavras de perdão de Deus através da boca do Padre na Confissão, um fardo é tirado de nossos ombros e nós podemos voltar a sentir a paz do coração e da alma que vem de estar em um bom relacionamento com Deus.

4. Confissão nos ajuda a nos tornar mais santos, mais como Jesus.

Jesus era perfeitamente humilde, perfeitamente generoso, perfeitamente paciente, perfeitamente amável—perfeitamente em tudo! Você não deseja que você fosse humilde, generoso, amável como Jesus? Santos ao longo da história sentiram desta maneira também, e eles frequentaram o Sacramento da Reconciliação para ajudar a transforma-los em pessoas mais parecidas com Cristo. Pequenas imagens de Cristo-é isso que os santos são!

5. Confissão torna a nossa vontade mais forte.

Toda vez que experimentamos o Sacramento da Confissão, Deus fortalece a nossa vontade e nosso auto-controle para ser capaz de resistir às tentações que nos confrontam em nossas vidas. Tornamo-nos mais firmes para seguir a vontade de Deus e não os nossos próprios caprichos.

Claro , a lista de benefícios do Sacramento da Confissão vai além e além! Mas você tem que ir para colher os benefícios ! Ir para a Confissão regularmente vai realmente mudar a sua vida. O que está impedindo você da Reconciliação?

As palavras de absolvição no confessionário são verdadeiramente belas : ” Eu te absolvo de seus pecados , em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo . ” Jesus está esperando para te perdoar – tudo que você tem a fazer é pedir ! Não perca mais tempo no poder de cura da Confissão.

Quais são os diferentes nomes para Sacramento e seus efeitos?

Aqui, O catecismo da Igreja Católica explica o Sacramento da Reconciliação, seus vários nomes e graças que fluem do sacramento:

“Aqueles que se aproximam do Sacramento da Penitência obtêm perdão vindo da misericórdia de Deus pelas ofensas cometidas contra ele, e são, ao mesmo tempo, reconciliado com a Igreja a qual eles tenha ferido pelos seus pecados e pela caridade, por exemplo, e por orações pela sua conversão (CCC 1422).

“É chamado sacramento da conversão , porque torna sacramentalmente presente o apelo de Jesus à conversão, o primeiro passo para voltar para o Pai , de quem um se desviou pelo pecado.”

“É chamado sacramento da Penitência , porque consagra medidas pessoais e eclesiais do cristão pecador de conversão , penitência e satisfação.”

“É chamado sacramento da confissão , uma vez que a divulgação ou confissão dos pecados a um sacerdote é um elemento essencial deste sacramento . Num sentido profundo é também uma “confissão” – reconhecimento e louvor – da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador.”

“É chamado sacramento do perdão , uma vez que pela absolvição sacramental do sacerdote Deus concede o perdão penitente e paz.”

“É chamado sacramento da Reconciliação , porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia : ” Reconciliai-vos com Deus. ” Aquele que vive pelo amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao chamado do Senhor : “Ide ; primeiro reconciliar-se com seu irmão ‘ ” (CCC 1423).

Como eu faço uma boa Confissão ?

Então você decidiu que quer is na Confissão. Mas como exatamente você faz uma boa Confissão? O requerimento básico para uma boa confissão é ter a intenção de retornar a Deus de todo coração, como o ” filho pródigo,” e reconhecer seus pecados com verdadeira tristeza diante do sacerdote.

A sociedade moderna perdeu o sentido do pecado . Como seguidores de Cristo católicos , temos de fazer um esforço para reconhecer o pecado em nossas diárias ações, palavras e omissões.

Os evangelhos mostram para nós a importância do perdão dos nossos pecados. A vida dos santos prova que a pessoa que cresce na santidade têm um senso mais forte do pecado, tristeza pelos pecados e uma necessidade pelo sacramento da Reconciliação. Não admira que os santos estão cheios de alegria ! Eles perceberam a chave para entregar suas cargas para Cristo através do Sacramento da Confissão , para que eles possam ser livres para servi-lo com amor e energia.

Porque eu deveria me confessar ao Padre?

Porque Nós Confessamos

Exploração Além

Mais sobre o Sacramento da Confissão

Áudio e Vídeo sobre o Sacramento da Confissão

Artigos sobre o Sacramento da Confissão

Perguntas Rápidas

O Sacramento na Escritura

Exame de Consciência

O requisito básico para uma boa confissão é ter a intenção de retornar a Deus com todo o coração, como um filho prodígio (em Lucas 15), e reconhecer seus pecados com verdadeira tristeza diante do sacerdote.
A sociedade moderna perdeu o sentido do pecado. Como católicos seguidores de Cristo, temos de fazer um esforço para reconhecer o pecado em nossas ações diárias,palavras e omissões. Uma examinação de consciência ajuda-nos a fazer isso.O que é um exame de consciência? Um exame de consciência é uma revisão de pensamentos passados, palavras e ações com a finalidade de verificar a sua conformidade ou discordância com a lei moral (NewAdvent.org). Em outras palavras, um exame de consciência ajuda-o a identificar os momentos em sua vida quando você agradou a Deus com a sua virtude ou quando , pelo contrário, você caiu em pecado. Se você examinar sua consciência , a fim de descobrir e refletir sobre seus pecados, você pode, então, levar os pecados descobertos a diante de Deus no Sacramento da Confissão e pedir o Seu perdão. Aqui estão vários exames de consciência para você escolher . Encontre um que você gosta , imprimi-lo e usá-lo como se preparar para a sua confissão. Você pode até mesmo levá-lo consigo para o confessionário !

Exame de Consciência Adulto baseado nos Dez Mandamentos

Exame de Consciência Detalhado usando os Dez Mandamentos e Preceitos da Igreja

Exame de Consciência Adulto baseado nas Bem-aventuranças/a>

Exame de Consciência para Pais

Exame de Consicência para Casais

Exame de Consciência para Homem Solteiro e Mulher Solteira

Exame de Consciência para Crianças (baseado nas orações do Senhor)

Exame de Consciência para Crianças (baseado nos Dez Mandamentos)

Exame de Consciência para Crianças (baseado nas Bem-Aventuranças)

Exame de Consciência para Adolescentes

Pegue sua CÓPIA do Exame de Consciência e Doutrina Católica vindas da Misericórdia dos Padres !

Para crescer na virtude e “crescer fora” do pecado, você deve fazer um breve exame de consciência , todas as noites antes de dormir. Lembre-se de todos os seus pecados veniais do dia , e peça o perdão de Deus. Se você cometeu pecado mortal, tenha certeza de obter a confissão mais rapidamente possível.

Encontre uma Paróquia para chamar de Casa

Precisa de alguma orientação para encontrar uma paróquia perto de você? MassTimes.org tem um recurso de filtro de visinhança para isso.

Procurar agora